sábado, 21 de julho de 2012

Engenharia e as cidades



Em época de eleição é comum discutir sobre os direito dos cidadãos e o que realmente interessa ao cidadão: os problemas do local onde ele vive e como solucioná-los. Aí que entra os profisssionais da engenharia, Somos nós que estudamos, analisamos e projetamos os principais programas de governo que objetivam resolver os diversos problemas voltados para a crise de mobilidade e a carência por transportes, existentes sobretudo nas Capitais, mas presentes também em diversas localidades fora dos centros urbanos , que podem caminhar para caos semelhante ao vivido na metrópole se não adotarem medidas corretivas.  A histórica falta de planejamento, o processo de especulação imobiliária que expulsa contingentes de trabalhadores para periferias cada vez mais distantes enquanto os empregos continuam concentrados na região central e a supremacia do automóvel no sistemas viários geram a situação que hoje já é insustentável em todo país, como alterar esse problema a longo prazo em um curto período de tempo(missão impossível?)?.

Desatar esse nó de tamanha complexidade obviamente não é nada tão  simples, mas também não é impossível.Porém, Todavia,entretanto a demanda antes de tudo o compromisso com a cidade, com seu povo e o seu futuro não podem ser subtraídos. A engenharia e os profissionais brasileiros do setor têm inúmeras recomendações para enfrentar este(entre outros) problema, que vão desde racionalização do uso do espaço urbano aos investimentos em transporte de alta capacidade. Não faltam, portanto, soluções técnicas, mas sim a decisão de aplicá-las de forma adequada e pensando no interesse da população,mas isso não está na alçada desses profissionais e sim do governo e seus gestores. Também não podemos  menosprezar a dificuldade em se conseguir os recursos necessários para grandes empreitadas – especialmente tendo em vista que esse não é o único problema das cidades a demandar iniciativas – mas é preciso buscá-los. E essa sim é a tarefa daqueles que estão na disputa pelo voto do eleitor.

Cabe ao engenheiro ter a visão da dimensão da obra e consolidar dentro dos conhecimentos técnicos não só agilidade na construção das soluções, nem na relação custo-benefício da mesma. Mas sim no real Profissionalismo e Compromisso com a cidade e como cidadão. Isso pode ser obsoleto para alguns, Mas aí está a chave para o sucesso: ser profissional, contribuir para o bem de outrem com compromisso e determinação, além da honestidade são  somátorias de virtudes que não são encontrados em um currículo, mas são procuradas por todos aqueles que desejam modelar planos cada vez  maiores e necessitam de indivíduos confiáveis. Seja esta pessoa e faça aliados que lhe ajudarão à alcançar suas metas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário