sábado, 31 de março de 2012

Casas modulares, vantagem ou desvantagem?

As casas modulares representam um grande avanço no  mercado de construção civil que vem crescendo de ano à ano(graças a Deus), havendo cada vez mais empresas especialistas na matéria. Atualmente quando alguém decide Construir  sua casa, procura opções no mercado, aí surgi uma  dúvida(ou várias): se avança para a construção tradicional ou para uma casa modular( ainda é uma novidade no Brasil), todavia existe outras opções( mas faleremos no futuro) .  Em Portugal já se conhecem cada vez mais casas modulares(por quê?). Vamos expor aqui as vantagens e as desvantagens das casas modulares, assim como discutir a questão preço das mesmas( ou seja vale apena investir nisso?).



Algumas Vantagens:
- Prazo de execução da obra. Afirma-se que uma casa de 100.000 euros(cerca de R$ 245.000) pode ficar pronta em apenas 3 meses(ou em menos tempo, engenheiros eficientes existem pra isso).

- O método construtivo estará menos sujeito a problemas e defeitos devido a ser mais normalizado (nas contruções tradicionais temos muitos imprevistos).

- Esquecendo as burocracias tão características deste país, tem a possibilidade de juntar módulos e com isso aumentar o seu espaço. Este é um aspecto muito relevante para quando uma família cresce ou para quando a saúde financeira for melhor e permitir mais algum investimento na casa.


  Vamos ás  Desvantagens:
- O gosto da pessoa/família que quer construir a casa terá menos preponderância(coisas de arquitetos...). Obviamente que não fica reduzido a zero, mas fica algo limitado a certos limites( ficou meio redundante). Desenho e soluções construtivas vêm num cardápio...
- Menor flexibilidade criativa a vários níveis( os arquitetos odeiam isso fazer o que?).



Veja como se tornar um empreendedor de sucesso:

     
Mas a pergunta que não quer calar será que as casas modulares podem mesmos ser mas baratas de ser construídas?? Resposta:Na teoria sim. Mas quando Comparamos o preço
deve-se levar em considreração o preço de todos os outros trabalhos inerentes à montagem das casas modulares (por exemplo terraplanagens, fundações, interiores, etc). Pode parecer um aspecto desnecessário de ser destacado( ou não), mas o certo é que muita gente quando compara os orçamentos, pega no orçamento da empresa que produz a casa modular e compara-o ao preço que prevê que venha a custar a casa construída pelo método tradicional (que incluirá todos os aspectos da construção). Quando compararem preços verão que o que sai mais barato hoje pode não saí amanhã( o vice e versa).

O profissional que quiser investir nesse novo conceito deve além de tudo confiar nos seus instintos, considerar todas as previsões de mercado( veremos no que isso vai dar...).

Nenhum comentário:

Postar um comentário